Quais as principais formas de pagamento de um imóvel?

2023-07-05

Você pesquisou, pesquisou e agora encontrou o seu imóvel dos sonhos. E agora a dúvida é: como pagar esse imóvel? Quais as possibilidades? No mercado imobiliário temos algumas opções de pagamento. 

Descubra abaixo as principais formas de pagamento, e veja qual se encaixa melhor na sua realidade financeira hoje:

-

1 - À vista

É o mais simples e rápido. Como você já tem todo o recurso em $, basta escolher a sua unidade, seja ela pronta ou na planta, assinar o contrato de compra e venda com as cláusulas estipuladas e realizar o pagamento. No imóvel na planta, a transferência é geralmente feita na entrega das chaves. Caso o imóvel esteja pronto, você pode dar um sinal de negócio e pagar o restante mediante assinatura da escritura.

2 - Consórcio

Para comprar via consórcio, é necessário uma carta contemplada. Você pode ir pagando as parcelas de acordo com o seu grupo, até dar a sorte de ser contemplado, ou dar lances para ter a carta contemplada. Com o valor da carta em mãos, você escolhe o imóvel até o valor estipulado, e dá sequência com a consorciadora, assumindo as parcelas conforme estipulado no seu contrato.

3 - Direto com a construtora / loteadora

Geralmente você deve possuir um recurso de entrada, que costuma variar de 10 a 20% do valor total do imóvel, e faz o parcelamento restante - este parcelamento pode ser fixo ou corrigido pelos índices da construção civil, como CUB/SC, INCC, ou IPCA, por exemplo - o valor restante é parcelado, em menos vezes que um banco (12x, 24x, 36x, por exemplo) com a possibilidade de uso de reforços semestrais e/ou anuais.

4 - Financiamento bancário (o mais acessível)

O financiamento bancário é a opção mais simples e acessível de todas, de forma simples, envolve uma entrada de 10 a 20%, e o restante do valor, é pago em parcelas no financiamento.

4.1 - Financiamento de imóvel pronto

De forma geral, os imóveis financiados PRONTOS precisam pelo menos 20% de entrada, desde que você tenha a renda adequada. Quanto maior o valor do imóvel, mais renda comprovada (folha de pagamento, declaração de imposto de renda, pró-labores, por exemplo) você precisa ter para financiar o limite (os outros 80%). Estes 20% da entrada podem ser compostos por veículo, dinheiro em espécie, saldo de FGTS, entre outros, tudo depende a proposta.

4.2 - Financiamento na planta

A forma mais acessível de comprar imóveis aqui na @‌katedralimoveis. Você pode financiar até 80 ou 90% do valor do imóvel, a depender da linha de crédito, e de acordo com a sua renda. O legal é que essa entrada pode ser parcelada (usando também do FGTS), facilitando muito a aquisição. É muito utilizado nos empreendimentos que temos aqui na imobiliária, que somos especialista!  

Estas são as formas de pagamento mais utilizadas. E tudo vai depender, do imóvel escolhido, o valor que você possui para um pagamento à vista ou uma entrada.

Você ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Entra em contato com a nossa equipe que vamos te ajudar.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem você ama!

Facebook WhatsApp

Autor

Pedro Arthur Paludo Missau
Diretor Comercial

Últimos Artigos