2023-08-04
Você está na busca da compra do seu imóvel, mas tem dúvida se compra casa ou apartamento? Não se preocupe, essa é uma dúvida frequente e por isso separamos hoje algumas das principais vantagens de cada um desses imóveis residenciais.
Na prática, tanto a casa quanto o apartamento têm suas vantagens e desvantagens. Neste texto, temos o intuito de ajudar você a fazer suas escolhas de acordo com as características de cada uma dessas alternativas, apresentando vantagens. Confira a seguir:
Para famílias com filhos e/ou animais de estimação, ter uma casa normalmente significa ter uma área externa maior, permitindo que eles brinquem ao ar livre sem ter a necessidade de ir a parques, praças públicas e particulares.
Para realizar mudanças e melhorias no imóvel, não há necessidade de chegar a um consenso coletivo, por meio de votação e afins, como as que são conduzidas por um síndico sobre as reformas em apartamentos, pois as decisões cabem, exclusivamente, aos próprios moradores do imóvel.
Com exceção de casas situadas em condomínios horizontais fechados, casas em vias abertas não têm que pagar taxa condominial e você pode economizar esse dinheiro para fazer outras coisas que importam para você, como instalar coisas novas em casa.
A casa tem ainda a característica de ser versátil, ou seja, dá para fazer dela moradia e às vezes empresa juntas no mesmo terreno. Assim como, escritórios anexos, oficinas, salão de beleza, reformas com mudanças estruturais, aumentar a cozinha, fazer mais um quarto, uma varanda, dobrar o tamanho da lavanderia, entre outras mudanças. Desde que o terreno e a planta do imóvel permitam, essa opção é livre para o proprietário.
Dependendo da planta e espaço do terreno, é possível ter mais vagas de garagem e ampliar, caso necessário. Ao contrário dos apartamentos onde essas vagas são limitadas e fixas.
A portaria na maioria das vezes assegura o controle de quem entra e sai do prédio, bem como evita que outros desconhecidos o incomodem no dia a dia. Além disso, como normalmente há a existência de um sistema de vigilância, isso afugenta os criminosos.
É muito mais simples cuidar de um apartamento do que de uma casa, uma vez que basta limpar os cômodos internos, já que as áreas externas são comuns e contam com prestadores de serviço para a manutenção. É importante ressaltar que, devido à distância da rua, até mesmo a poeira carregada pelo vento costuma ser menor.
Apartamentos podem contar com uma infraestrutura completa para o lazer familiar, com direito a áreas verdes, churrasqueira, parque, quadra, espaço pet e muitas outras atividades, garantindo assim a diversão de toda a família.
Tendo uma infraestrutura de lazer, não há a necessidade de sair do condomínio para passear com as crianças e/ou animais de estimação. Além disso, em muitos casos, a distância dos barulhos da rua proporciona melhores noites de sono.
Ainda que tenha a taxa condominial, se os gastos com o custo de compra, a manutenção do imóvel e a redução dos gastos com lazer e academia de ginástica forem colocados no papel, o custo de morar em um apartamento é bem menor do que em uma casa.
A casa e o apartamento têm suas vantagens e desvantagens também, e todas devem ser levadas em consideração para que o comprador tome uma decisão mais eficaz.
Por exemplo, a casa, possui a grande vantagem de uma possível área externa particular, ótima para quem tem crianças, animais de estimação e plantas. O apartamento, por sua vez, pode oferecer ótimas áreas de lazer para crianças e adultos.
Outra questão que deve ser levada em consideração é a quantidade de pessoas da família. Apartamentos são ótimos para quem está começando a vida de maneira independente ou construindo sua família.
Já as casas são ideais para famílias maiores, que gostam de ter um espaço a mais. Além de oferecer mais privacidade e comodidade.
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de morar em uma casa ou apartamento, você pode aproveitar para as nossas opções de casas e apartamentos disponíveis para negociação.