2023-06-27
Você está na busca por um imóvel, quer encontrar o apê ou casa perfeita, mas tem medo de não dar certo financiamento? Hoje vamos falar sobre o que pode impedir que o seu financiamento saia.
A inscrição em cadastros como SPC ou SERASA é uma das principais causas de reprovação de crédito. Isso porque as instituições financeiras entendem que se você está com o nome inscrito em um destes cadastro, você é um "mau pagador".
Além disso, empresas como SPC e SERASA informam através de uma pontuação se você é um bom ou mau pagador. É o famoso score, onde é avaliado o histórico de compras, pagamentos e dívidas e gerado essa pontuação.
É bom estar atento, se já houve inscrição do nome em cadastro inadimplente, ou atraso de pagamentos, pois essas situações diminuem o score.
Também existem outras possibilidades de irregularidades no seu CPF, que podem estar relacionados a um compromisso financeiro não regularizado. Como por exemplo problemas com a Receita Federal ou com o INSS, que levam à dívida ativa
Vale lembrar que se você vai financiar somando a renda com o cônjuge ou familiar, é preciso que todos estejam com o CPF em dia.
Quanto antes você ou a pessoa com quem você vai financiar, resolver esses problemas, melhor, basta procurar o órgão que acusa a pendência, identificar o problema e deixar o nome apto novamente.
Já ouviu falar em cheque sem fundo? Pois é, isto pode gerar um grande problema. Isso porque o cadastro fica visível para qualquer instituição financeira.
Para resolver essa situação, basta negociar com a pessoa ou empresa para o qual você emitiu o cheque e posteriormente solicitar a exclusão do nome no CCF.
Você pode comprometer no máximo 30% da sua renda mensal com um financiamento. Se você possui parcelas em seu nome, que comprometam essa renda será mais improvável que as instituições aprovem seu crédito, por ultrapassar esse limite.
Pode acontecer de o valor do imóvel não ser compatível com a renda declarada, isso vai impedir o financiamento ou você vai precisar ter um valor de entrada maior.
Para financiar o imóvel, a instituição financeira faz uma avaliação do mesmo com um especialista, visto que ele é a garantia do financiamento. Caso o imóvel apresentar problemas, a instituição pode reprovar o crédito, para não perder sua garantia.
Falta de documentos do imóvel, também podem reprovar o financiamento.
E não só o imóvel passa por avaliação. As instituições financeiras verificam a situação jurídica do vendedor. Se houver ações na justiça, imóveis em situação de herança ou disputas judiciais, também podem interferir na aprovação do financiamento.
Estes são os principais pontos que podem impedir o seu financiamento do imóvel. Você já conferiu se está tudo ok com a sua situação?
Se precisar de orientação ou se você ainda está na busca do seu imóvel, entre em contato com a nossa equipe, vamos te ajudar.