2023-06-05
Se você está planejando a compra de um imóvel na planta ou na construção, provavelmente, vai ouvir essa sigla, CUB, em algum momento, pois impacta diretamente na compra.
No artigo de hoje, vamos explicar de forma mais simples possível a definição desse indicador da Construção Civil.
O CUB é a sigla para Custo Unitário Básico, que resumidamente, é o cálculo de quanto custa, em média, para construir 1 metro quadrado.
O CUB nada mais é que um indicador que determina o custo básico da construção civil. Esse indicador demonstra a evolução dos custos das obras de forma geral.
O CUB está na Lei 4.591/64, de 16 de dezembro de 1964, que exigiu do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) de cada estado, a divulgação dos valores do m² das edificações, geralmente, no início de cada mês.
O CUB é definido através dos custos calculados desde a fase de orçamento até a execução da obra. Isso inclui os custos de mão de obra, insumos e materiais.
Mas você sabia que existem diferentes tipos de CUB? Eles basicamente se dividem pelo padrão da obra, se é alto, médio ou baixo padrão, que é definido pelo parâmetro do acabamento e, também, pelo projeto-padrão. Ou seja, qual é o tipo de construção civil, se a obra é residencial ou comercial.
Como já sabemos, CUB/m² é calculado a partir dos custos com insumos, salários, preços de materiais de construção, despesas administrativas e custos com alugueis de equipamentos. Porém há alguns itens que não são levados em consideração no cálculo do CUB como terrenos; projetos estruturais e arquitetônicos; instalações e equipamentos; elevadores; custos com urbanização e jardinagem, entre outros.
Quando a parcela é corrigida o pelo CUB, vai variar todos os meses. Conhecido como a moeda dos imóveis, o cálculo geralmente é o valor financiado dividido pelo valor do CUB. Dessa forma, a dívida não é medida em reais e sim em CUBs e suas variações mensais.
E esse aumento é bastante vantajoso na hora de adquirir um imóvel, pois com o aumento do CUB, a valorização do imóvel também acontece.
Toda compra a prazo tem a correção de valores e juros. Quando se tratam de imóveis que estão sendo construídos, todos os materiais e mão de obra variam conforme o passar dos meses, porém é importante frisar que esse aumento valorizará ainda mais o empreendimento e o apartamento.
Então, se a sua dúvida era: “vou perder dinheiro?” A resposta é não! Até porque o CUB não é juros e a finalidade não é a mesma. Porém, é sempre necessário um bom planejamento financeiro para a aquisição da compra de um imóvel na planta ou em construção. E, claro, contar com ajuda profissional é fundamental para você fazer uma boa escolha e fazer seu patrimônio crescer.
Gostou de saber mais sobre o CUB? Conta aqui pra gente.