2023-01-13
Comprar um imóvel é um momento especial na vida de qualquer pessoa e, por isso, você precisa estar atento a todo processo. Tudo deve ser muito bem pensado e planejado, assim como todos os custos devem ser considerados, para que não haja imprevistos.
Dito isso, é essencial que você saiba que além dos gastos com a entrada e financiamento, você vai precisar destinar valores para taxas e impostos.
Neste post, você vai descobrir quais são as taxas ao comprar um imóvel e alguns outros custos que envolvem essa negociação.
Este é um tributo municipal, que pode variar de acordo com o município. Ocorre mediante uma transferência de propriedade, no caso, uma compra. Sendo assim, a oficialização dessa negociação de compra e venda só será feita após seu acerto. Ou seja, o imóvel só será transferido para o novo proprietário após o pagamento desse tributo.
Este ato se refere à identificação do comprador como novo proprietário do imóvel. Você precisa ficar atento para que tudo relacionado ao valor dessa taxa esteja em conformidade legal de compra e venda da propriedade. Da mesma forma que ocorre com a escritura do imóvel, o registro gera um custo que pode variar de acordo com a cidade.
Você comprou o imóvel à vista ou direto com o proprietário ? Agora precisa da escritura, não é mesmo? Essa é uma obrigação para o novo proprietário do imóvel. A escritura do imóvel é o documento que comprova a realização do negócio perante os cartórios, de acordo com termos acertados entre comprador e vendedor.
Convém observar que esse documento não é necessário em casos de compra que envolve financiamento. Entretanto, nos demais casos, o documento é lavrado junto a um tabelionato de notas, tendo uma variação de custo de acordo com a cidade onde se encontra a propriedade.
As taxas cartoriais se referem aos vários documentos que serão emitidos no cartório. A escritura é um deles. Assim, para que seja de conhecimento público e sirva de prova, é necessário que seja registrado no Cartório de Registro de Imóveis.
Esses dois documentos — escritura e registro — geram custos cartoriais. Porém, dependendo do tipo de negociação, outros documentos podem ser necessários, gerando, obviamente, mais custos com o cartório. A Certidão Negativa de Ônus Reais é um exemplo disso, ela atesta que determinado imóvel está livre para negociação.
No caso da compra de um imóvel na planta, via financiamento bancário, o cliente comprador deve estar ciente da taxa / seguro de evolução de obra, que vai aumentando de acordo com a evolução da obra.
Se você vai comprar um imóvel, precisa se informar sobre as taxas bancárias de contratação. É um custo individual de cada banco, que pode variar de valor também devido a diferentes linhas de crédito.
Além disso, quando se financia um imóvel, é normal que o banco acrescente taxas de juros sobre o valor total, pois ele está emprestando o dinheiro à prazo. O valor dos juros varia de acordo com o banco e as linhas de crédito.
Essa é uma avaliação contratada de um especialista para verificação das condições gerais do imóvel, feitas geralmente quando o cliente comprador opta por consórcio ou financiamentos.
O valor da vistoria pode variar de acordo com cada empresa / banco contratados e das dimensões do imóvel que será avaliado.
E então ? Deu pra esclarecer algumas dúvidas sobre taxas? Conta pra gente se você já conhecia todos estes custos e taxas.